Aprendendo sobre Triângulos
- Cátia Pereira/ Davi Silva
- 30 de set. de 2016
- 1 min de leitura
O triângulo é considerado uma importante figura no ramo da Geometria, pois através dele podemos estabelecer várias relações fundamentais, como exemplo temos uma relação muito importante utilizada na Geometria e na Trigonometria, que é o Teorema de Pitágoras. Podemos definir o triângulo como um polígono formado por três segmentos de retas que se cruzam duas a duas, formando três vértices, três ângulos e três lados. Os triângulos se classificam quanto ao tamanho da medida dos seus lados e quanto à medida de seus ângulos. Triângulo Equilátero: é todo triângulo que apresenta os três lados com a mesma medida. Nesse caso dizemos que os três lados são congruentes.

Triângulo Isósceles: é todo triângulo que apresenta dois lados com a mesma medida, ou seja, dois lados de tamanhos iguais.

Triângulo Escaleno: é todo triângulo que apresenta os três lados com medidas diferentes, ou seja, três lados de tamanhos diferentes.

Quanto aos ângulos internos, o triângulo pode ser: acutângulo, obtusângulo ou retângulo.
Triângulo acutângulo: é todo triângulo que apresenta os três ângulos internos menores que 90°, ou seja, os três ângulos internos são agudos.

Triângulo obtusângulo: é todo triângulo que apresenta um ângulo interno maior que 90 °, ou seja, que possui um ângulo obtuso.

Triângulo retângulo: é todo triângulo que apresenta um ângulo interno reto, ou seja, que possui um ângulo medindo 90 °.

Fonte : mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/classificacao-triangulos.htm
Comments